Compreender a importância do incentivo à leitura para o desenvolvimento dos seus filhos é fundamental. Entenda os motivos!
Você já parou para refletir qual é a importância do incentivo à leitura no desenvolvimento dos seus filhos? Nos últimos anos, esse hábito tão relevante para as pessoas passou a ser mais raro — segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, o país perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019.
O estudo também mostrou que apenas 52% dos brasileiros têm esse hábito, com uma diminuição maior de leitores adolescentes, jovens e adultos. Isso demonstra que é preciso cultivar esse hábito para que ele se mantenha presente na vida das pessoas.
Quer entender por que esse é um cuidado tão relevante? Neste conteúdo, mostraremos a importância do incentivo à leitura e como adotar essa estratégia em sua casa, contando com a parceria da escola. Confira!
Quais são os benefícios da leitura para crianças e adolescentes?
Ao assistir filmes, desenhos ou ler livros que tenham personagens crianças, é bastante comum a presença das histórias antes de dormir, certo? Isso acontece porque o hábito está presente em muitas famílias, principalmente por proporcionar um momento de maior proximidade com os filhos.
Ao precisar lidar com rotinas de trabalho, a família pode sentir um afastamento e a necessidade de ter mais momentos juntos. A leitura antes de dormir para as crianças pequenas traz essa oportunidade, enquanto ainda proporciona outros benefícios.
Já para crianças maiores e adolescentes, a leitura traz uma oportunidade de se distrair e se divertir, sem depender apenas das telas e da tecnologia. Mas não é só isso: ainda existem outras vantagens importantes, por exemplo:
- estimula a criatividade ao ter contato com várias histórias e formas de escrita;
- melhora o vocabulário e a escrita;
- aumenta a capacidade de concentração;
- ajuda na leitura e na fala;
- promove o conhecimento sobre diferentes sentimentos e emoções por meio das descrições nas histórias;
- permite aprender sobre empatia e ética;
- colabora com o aprendizado socioemocional;
- desenvolve a maior compreensão para a interpretação de textos.
Qual é a importância do incentivo à leitura pelos pais?
Apesar de a leitura ser altamente benéfica para crianças e adolescentes, muitas vezes o hábito deixa de ser incentivado. Com tantas ferramentas tecnológicas, é comum que elas despertem mais o interesse dos pequenos. Assim, é natural que outros hábitos que antes eram comuns fiquem de lado — brincar na rua e sem depender da tecnologia e a própria leitura são exemplos.
Embora no primeiro caso também exista um fator importante relacionado à segurança, a questão da leitura é diferente. Com acesso a tantos materiais online, a presença de livros físicos tende a diminuir nas casas, o que também pode dificultar a manutenção de um hábito de leitura pelas crianças. Isso acontece, principalmente, diante da necessidade de controlar o tempo de exposição às telas.
No entanto, cabe aos pais, em um primeiro momento, fazer esse incentivo. Afinal, eles são vistos como exemplos pelos filhos, ajudando na formação de hábitos da criança. Na prática, é como se os pais fossem um espelho, enquanto as crianças tentam repetir comportamentos e ações que observam.
Logo, se os pais não atuam de maneira proativa, buscando criar formas de desenvolver o hábito nas
crianças, ficará mais difícil consolidar essa prática na adolescente e na vida adulta. Como consequência, os filhos deixam de aproveitar grandes oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal que somente os livros conseguem proporcionar.
Como incentivar a leitura com a parceria da escola?
Sabendo sobre os benefícios da leitura e a importância de incentivar esse hábito, é comum se perguntar como fazer isso em casa, certo? Muitas vezes, os pais não têm como prática ler, o que pode gerar dificuldades na hora de pensar em como estimular esse costume em seus filhos.
Se essa é a sua dúvida, confira algumas dicas rápidas que podem ajudar — inclusive, contando com a parceria da escola. Veja só!
Demonstre interesse pela leitura
Como você viu, os filhos costumam seguir o que os pais fazem. Logo, é importante demonstrar o seu interesse pela leitura, em vez de assumir uma posição em que incentiva a atividade, mas que não a pratica em sua rotina. Lembre-se de que é preciso dar o exemplo!
Tenha livros disponíveis em casa
Se você quer incentivar a leitura, é necessário ter livros disponíveis. Vale pesquisar algumas alternativas para a faixa etária dos seus filhos em casa. As bibliotecas também são ótimas aliadas, fornecendo acesso a uma variedade de títulos.
Faça leituras em conjunto ou crie um clube do livro
Que tal ter um momento de leitura em família? Todos podem se reunir em um espaço e cada um ler um livro. Para promover mais integração, vocês podem ter um tipo de clube do livro, onde cada pessoa apresenta um resumo e opinião sobre a última leitura. Também é possível que todos leiam a mesma obra e depois troquem ideias sobre ela.
Identifique preferências de leitura
Com o tempo, é normal que as crianças e adolescentes desenvolvam preferências por determinados tipos de história. Então vale ficar de olho e conversar sobre o tema para identificar quais são os estilos que seu filho mais gosta.
Disponibilizar esse tipo de livro ajudará a desenvolver o hábito — especialmente porque a leitura se tornará uma prática de lazer, não apenas uma obrigação.
Entenda as práticas de leitura na escola
A leitura é trabalhada na escola, mas costuma ser vista como uma tarefa. Nesse sentido, é interessante entender como são as práticas do colégio para desenvolver atividades diferentes em casa ou, até mesmo, encontrar formas de deixar o estudo mais divertido para o seu filho.
Peça indicações para o colégio
Caso tenha dificuldades sobre as obras que podem ser disponibilizadas ao seu filho ou precise de dicas complementares para conseguir estimular a leitura, procure a escola. A participação da família no processo de aprendizado é bastante relevante, e os profissionais do colégio têm conhecimentos que podem ajudar a integrar atividades em casa.
Eles podem sugerir leituras com base na percepção deles em relação ao interesse dos seus filhos e dar ideias de títulos que estão em alta entre os alunos. Para os adolescentes, a escola também pode indicar obras ser relevantes para a educação — como aquelas mais cobradas em vestibulares e no ENEM.
Agora você já sabe a importância do incentivo à leitura. Portanto, vale rever a rotina em casa e procurar o suporte do colégio, se for o caso, para criar uma rotina que estimule esse hábito, colaborando com o desenvolvimento dos seus filhos.
Quer aprender mais dicas? Aproveite e entenda o que é a educação midiática e os benefícios para a formação das crianças e adolescentes!