A tecnologia com certeza faz parte do dia a dia da sua família. Com o avanço dessa área ao longo do tempo, os bebês nos últimos anos já nascem como os chamados “nativos digitais”. Ou seja, eles chegam a um mundo marcado pela tecnologia. E vão, desde cedo, ter contato com equipamentos e conteúdos midiáticos digitais.
Com isso, a transformação digital também chega nos colégios. Assim, família e escola precisam estar juntas para pensar metodologias e estratégias que utilizem a tecnologia a favor da educação de crianças e adolescentes. As possibilidades para isso são muitas — especialmente após o período de pandemia de covid-19.
Quer saber mais sobre como esse cenário impulsionou a transformação digital nas escolas? Continue a leitura!
O que é a transformação digital nas escolas?
Em primeiro lugar, vale a pena entender o que é a transformação digital. Essa é uma tendência marcante das últimas décadas, em que a tecnologia é incorporada aos processos produtivos e ao nosso dia a dia. Logo, a vida cotidiana fica cada vez mais marcada por possibilidades digitais — seja na indústria, no comércio, na saúde, na educação etc.
A transformação digital, de modo geral, permite que diversos procedimentos sejam realizados com mais agilidade e economia de tempo e de recursos. Ela também aumenta a produtividade em muitas equipes e formas de trabalho. Na escola, a tecnologia já é usada há bastante tempo para organizar dados e evitar erros no setor administrativo, por exemplo.
Mas o uso de recursos digitais nas escolas não se limita a setores burocráticos. Cada vez mais, professores e estudantes estão envolvidos em processos de aprendizagem que perpassam a tecnologia. Afinal, se as crianças já são nativos digitais, elas precisam ser ensinadas a utilizar as ferramentas digitais em prol de seu desenvolvimento, certo?
Com isso, é preciso compreender que a transformação digital nas escolas não surgiu como uma tendência apenas diante do covid-19. Ademais, ela não se resume ao acesso à internet ou uso de recursos como computador ou smartphone. Esse contexto envolve diversas metodologias de ensino inovadoras e pode fazer toda a diferença na educação.
Como esse processo foi acelerado na pandemia?
Agora você sabe que a transformação digital nas escolas já era uma realidade antes da pandemia. Mas, sem dúvida, o combate ao coronavírus acelerou muito o processo. Afinal, com o isolamento social e a suspensão de aulas presenciais, todas as escolas precisaram lidar com a tecnologia — mesmo aquelas que ainda não absorviam esses recursos no seu dia a dia.
Nesse período desafiador, funcionários, professores, estudantes e famílias precisaram entender como garantir a aprendizagem à distância. Felizmente, os recursos digitais mostraram que é possível manter o vínculo e realizar aulas e atividades com apoio da internet. Assim, docentes e alunos puderam estar perto por meio de aulas ao vivo em programas de vídeo chamada.
Para além dos desafios da adaptação inicial, a pandemia mostrou que as escolas precisam se atualizar. Desse modo, muitos professores passaram por treinamentos para aperfeiçoar a vivência online. Além disso, os estudantes agora têm a experiência do ensino digital — e certamente conheceram vantagens que precisam continuar sendo relevantes na escola.
Assim, diante da transformação digital acelerada pela pandemia de covid-19, as escolas precisam discutir como a tecnologia pode continuar fazendo parte dos processos de ensino e aprendizagem. Afinal, a inovação permite que eles aconteçam de modo mais interativo e para além da sala de aula física — com uso, por exemplo, de linguagem computacional, robótica e jogos educativos.
Quais são os benefícios da transformação digital na educação?
Como vimos, a transformação digital nas escolas é uma realidade que veio para ficar. Além de já ser uma tendência antes da pandemia, ela se fortaleceu muito desde 2020. Logo, tornou-se impossível ignorar a tecnologia na escola. Mas é preciso ter em mente que essa não é apenas uma obrigação. A educação inovadora se justifica pelos benefícios que a tecnologia pode trazer para a escola.
Você sabe quais são as vantagens que a transformação digital gera para o processo de aprendizagem? Confira a seguir!
Educação inovadora
O primeiro grande benefício da transformação digital nas escolas é possibilitar a existência de uma educação inovadora. Há muito tempo se discute o quanto as aulas com centralidade no saber do professor e na passividade dos alunos são antiquadas e não promovem todo o potencial da educação. Esse é um fato que a tecnologia na escola pode ajudar a mudar.
Atualmente, os estudantes podem ter acesso a conhecimento facilmente — apenas abrindo uma aba de internet no próprio celular. Por isso, os professores enfrentam o desafio de trazer propostas inovadoras, que despertem o interesse da turma nos processos formais de educação. Assim, é possível ir além da teoria e relacionar a matéria com o dia a dia dos estudantes.
Aprendizagem integrada
A transformação digital nas escolas não significa transportar o mesmo modelo das aulas presenciais para uma plataforma online. Na verdade, a tecnologia permite que a aprendizagem se dê de forma integrada, conectando diversos processos e conteúdos. Assim, os resultados são potencializados — já que as metodologias inovadoras estimulam os alunos a se envolverem mais.
Professores mais capacitados
Outro aspecto positivo da transformação digital nas escolas é aumentar a capacitação dos professores. Como você viu, diversos docentes passaram por treinamentos e buscaram cursos sobre tecnologia na educação para aprimorar suas atividades. Depois da pandemia, essa é uma necessidade latente.
A profissão de professor demanda atualização e qualificação constantes. Isso porque a sociedade vai mudando, e novas tendências surgem para a sala de aula. Assim, a transformação digital ajuda a desenvolver a cultura docente e trazer novas metodologias e estratégias para a aprendizagem dos seus filhos.
Estímulo à autonomia dos estudantes
As mudanças na educação são essenciais para promover maior autonomia para os alunos. Nesse sentido, a educação midiática cumpre papel central para ensiná-los a lidar com essa independência e saber como filtrar as informações que encontram. Consequentemente, seu filho se desenvolve como um cidadão digital, tendo responsabilidade no uso das mídias.
Desenvolvimento de habilidades essenciais
Em um mundo tecnológico, aprender competências ligadas ao digital é indispensável para construção de um bom futuro. Logo, contar com escolas que considerem a transformação digital nas suas rotinas permite dar uma melhor educação para o seu filho. Com isso, ele desenvolve habilidades que farão toda a diferença na sua vida — especialmente no mercado de trabalho.
Por esses motivos, o Colégio Bertoni investe na aliança entre educação e tecnologia mesmo antes da pandemia. Temos uma visão de educação inovadora. Com uso de diversos recursos, como as metodologias ativas, buscamos construir relações de aprendizagem que superem os limites da sala de aula física e promovam maior desenvolvimento para os alunos.
Como foi possível perceber, a transformação digital nas escolas já era uma tendência relevante e ganhou ainda mais força diante da pandemia de covid-19. Assim, vale a pena confiar a educação do seu filho a instituições que contem com metodologias e estratégias inovadoras — para um mundo com mudanças cada vez mais intensas!
Quer oferecer o melhor para o seu filho? Conheça o Colégio Bertoni!