Você já pensou em escolher uma instituição que ofereça um ensino internacional para os seus filhos? Entenda o que é essa metodologia e qual a sua importância!

Ao se pensar na finalidade do aprendizado escolar é possível elencar diversos fatores, como: desenvolvimento humano, aprimoramento de habilidades, capacitação para o vestibular e preparo para a vida profissional. Nesse sentido, o ensino internacional consegue proporcionar diferenciais importantes para os alunos.

É proporcionado, dessa forma, uma experiência mais ampla em relação a outros idiomas e ao próprio currículo escolar,  com uma bagagem cultural e educacional que beneficia a formação do estudante. Porém, para entender os benefícios dessa metodologia, é importante aprender mais sobre ela. 

Nesse post explicaremos o que é o ensino internacional, as diferenças em relação a outras metodologias de ensino de idiomas e as vantagens que ele proporciona aos estudantes. Confira!

O que é o ensino internacional?

O ensino internacional faz parte de uma  metodologia de ensino inovadora. Ele segue uma estrutura curricular diferenciada que tem como padrão aspectos curriculares internacionais, aplicando metodologias estrangeiras. Ou seja, a proposta pedagógica se alinha à globalização, auxiliando a compreender outros idiomas e culturas.

Assim, além do aprendizado comum nas escolas, os alunos também absorvem conhecimentos de currículos internacionais e conseguem desenvolver melhor as suas habilidades em relação ao segundo idioma. 

Nesse sentido,  o ensino internacional baseia-se em programas educacionais alinhados aos das universidades ou países aos quais estão vinculados, com uma estrutura que é padronizada no mundo. Em adição, diversas disciplinas são ensinadas no segundo idioma — não apenas uma matéria isolada. 

É possível, também, que o ensino seja multilíngue, ampliando as oportunidades de aprendizado. Assim, o aluno não tem acesso a apenas uma segunda língua, ampliando as oportunidades para que o ele aprenda diferentes idiomas ao longo de sua jornada escolar. 

Qual a diferença em relação a outras modalidades de ensino de idiomas?

Após entender o que é o ensino internacional, é comum se deparar com outras modalidades de ensino de idiomas, como o modelo tradicional presente nas escolas ou os colégios bilíngues. A seguir, entenda o que muda entre eles:

Ensino bilíngue

É comum se deparar com as escolas bilíngues ao pesquisar as instituições de ensino de línguas . Nesse caso, trata-se de uma instituição de ensino que oferece um currículo equilibrado com dois idiomas, seguindo as diretrizes de educação do Brasil. Ou seja, as cinco áreas de conhecimento contarão com o trabalho em português e no segundo idioma definido. Logo, os estudos incluem:

  • linguagem e literatura; 
  • ciências sociais; 
  • ciências experimentais; 
  • ciências exatas; 
  • artes.

Também é comum que a segunda língua se limite ao inglês. É diferente do que acontece no ensino internacional, que pode ter diferentes idiomas e segue um programa reconhecido mundialmente, viabilizando o acesso a certificações necessárias para os processos seletivos das universidades dos países aos quais estão vinculadas.

Aulas tradicionais de idiomas

As aulas tradicionais de idiomas, por sua vez, tem como foco o ensino de regras gramaticais, vocabulário e tradução, mas sem explorar a ligação com outros temas. Muitas vezes, as aulas não exploram tanto a comunicação e utilizam a língua portuguesa em sala. Ela também pode trazer algumas situações do cotidiano, mas não costuma se relacionar às demais disciplinas. 

Além disso, no currículo comum é normal que apareça apenas uma língua estrangeira no ensino fundamental, embora algumas instituições adotem duas — inglês e espanhol. No ensino médio, a escola pode ofertar ambas, ou de maneira obrigatória ou com a possibilidade de o aluno escolher apenas uma. 

Dessa forma, o ensino internacional é mais amplo e aborda todo o currículo escolar. Abarca-se, assim,  não apenas o aprendizado de outro idioma pelos alunos, mas também uma experiência semelhante à vivenciada por estudantes de outros países, otimizando o aprendizado.

Quais são os benefícios que o ensino internacional proporciona?

Ainda não sabe por que vale a pena contar com essa metodologia de ensino no desenvolvimento dos seus filhos? Então conheça as vantagens da educação internacional!

Educação inovadora

O primeiro ponto é que o ensino internacional faz parte das metodologias inovadoras. Assim, busca-se adaptar as aulas ao perfil e necessidades dos alunos, que passam a ser o centro do processo, oferecendo aulas mais dinâmicas e integradas.

Os idiomas não são apenas uma disciplina isolada: eles fazem parte da rotina de aprendizado. Ademais, o estudo da língua estrangeira também busca trazer informações sobre a cultura dos países que a utilizam, preparando o aluno para uma vivência internacional.

Suporte na construção da carreira

Um dos fatores que influenciam na carreira é o currículo do profissional, mesmo em uma atuação autônoma. Além disso, esse é um fator relevante para diversos processos seletivos de instituições de ensino, especialmente as internacionais. 

Nesse caso, o ensino internacional proporciona uma série de vantagens: um currículo escolar diferenciado, com matérias além das exigidas pela legislação brasileira. Ademais, a vivência com o idioma estrangeiro em todo o processo de formação é um ponto relevante.

Esse conhecimento é importante para quem deseja estudar no exterior ou construir uma carreira em outro país. Em um mundo cada vez mais globalizado, esse conhecimento é importante mesmo no Brasil, não é mesmo? Logo, o aluno terá diferenciais desde o início da sua vida profissional. 

Otimização na socialização do aluno em outros países

Seguindo a lógica do tópico anterior, é bastante comum que os jovens busquem oportunidades no exterior para fazer intercâmbios, especializações, trabalhar e vivenciar outras experiências, não é verdade? Nesse sentido, o ensino internacional também é benéfico.

Como ele proporciona maior vivência com a língua estrangeira, com o currículo global e com a cultura de outros países, o estudante estará mais preparado para se adaptar ao novo local. Com isso, terá mais facilidade para interagir com outras pessoas e desenvolver amizades. 

Além dos benefícios citados, esse tipo de ensino ainda apresenta uma série de vantagens. Por exemplo, aumenta o vocabulário e a capacidade cognitiva devido ao maior contato com outros idiomas. Isso ajuda a desenvolver a fluência e a compreensão da língua estrangeira. Isso porque, no currículo internacional, metade das aulas são ministradas no segundo idioma.

Viu como o ensino internacional é vantajoso? Se você se interessou, vale conhecer o Colégio Bertoni — uma escola integral multilíngue que tem a opção do currículo internacional de High School certificado pela University of Missouri, dos EUA. Isso favorece os processos de admissão em universidades dos EUA, Canadá, China e Europa. Assim, é possível ampliar as oportunidades dos seus filhos.Tem interesse em proporcionar esses diferenciais na educação? Então acesse o site do Colégio Bertoni e conheça os diferenciais das nossas metodologias!