A aprendizagem ativa revolucionou o sistema de educação. Entenda mais sobre o conceito e como ele é utilizado nas salas de aula!
Você já reparou como o mercado, a sociedade e as tecnologias passam por mudanças constantes?
Como resultado, as escolas também precisam se adaptar, trazendo mudanças significativas para os métodos de ensino utilizados. Nesse cenário, a aprendizagem ativa ganhou destaque na educação.
Ele foge do modelo tradicional, focando em uma nova forma de aquisição de conhecimento que estimula o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Assim, é importante conhecer o conceito e como ele traz impactos para as instituições de ensino.
Se você quer aprender mais sobre o assunto, confira este post. Nele, explicaremos o que é a aprendizagem ativa e como ela pode ser aplicada na prática. Vamos lá?
O que é aprendizagem ativa?
A aprendizagem ativa é uma metodologia que modifica o sistema educacional tradicional, fazendo com que o aluno deixe de estar em uma posição passiva, apenas como receptor do conhecimento passado pelo professor, para atuar de maneira ativa.
Dessa maneira, os alunos se tornam os protagonistas do processo de aprendizagem, assumindo responsabilidades e se engajando em pesquisas para aumentar os conhecimentos. Para tanto, ela se baseia em algumas características, como:
- participação ativa dos alunos em todo processo;
- atuação do professor como um mediador do conhecimento;
- uso de dinâmicas que estimulem o engajamento do aluno;
- maior estímulo à investigação, pesquisa, discussão e desenvolvimento do pensamento crítico.
Portanto, a aprendizagem ativa faz parte de um cenário revolucionário, com maior uso de tecnologias e diversas inovações que afetam o dia a dia dos estudantes, assim como os seus costumes e necessidades.
Quais são as vantagens da metodologia ativa para pais e alunos?
A aprendizagem ativa consegue apresentar diversos benefícios, principalmente por se opor ao sistema educacional tradicional, focado no professor como principal responsável pelo conhecimento. Com isso, a metodologia proporciona vantagens como:
- maior facilidade para fixar conteúdos;
- estímulo à autonomia e à responsabilidade do aluno;
- desenvolvimento do pensamento crítico e do raciocínio;
- melhores resultados nos estudos;
Além dos estudantes, os pais também se beneficiam. Afinal, esse processo traz impactos positivos no desenvolvimento dos alunos, o que também pode colaborar com o relacionamento familiar. A metodologia ainda estimula a maior proximidade entre família e escola.
Como a aprendizagem ativa pode ser aplicada na prática?
Por ser um modelo recente, é comum ter dúvidas sobre como as metodologias de ensino inovadoras podem ser aplicadas, principalmente na sala de aula. O processo se inicia com a qualificação de professores, que fazem novos cursos para se adaptar às mudanças no sistema de ensino.
É a partir disso que ele terá condições de adotar um modelo de trabalho que foque na aprendizagem ativa de seus alunos. Nesse caso, algumas práticas comuns são:
Realização de discussões e debates
Como o aluno é o protagonista das aulas, uma prática bastante comum é a realização de discussões e debates. Para tanto, o professor sugere uma leitura específica, como livros e artigos, ou pede que os estudantes assistam um vídeo — com um filme, documentário etc.
A partir disso, os estudantes precisam desenvolver o assunto, fazendo pesquisas para expor suas percepções e opiniões. A ideia é que eles consigam desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento crítico e aprendam a lidar com visões diversas sobre o mesmo assunto.
Inversão da sala de aula
Outra medida de aprendizagem ativa é a chamada sala de aula invertida. Nela, os alunos recebem os materiais de estudos com antecedência e devem conferir todas as informações antes da aula. Desse modo, todos estarão mais preparados para se aprofundar sobre o conteúdo.
O professor poderá fazer perguntas, esclarecer dúvidas e estimular discussões sobre o que foi estudado. A grande vantagem é que os alunos são o foco, já que eles guiarão a aula a partir de suas percepções, enquanto o professor atua de maneira complementar, auxiliando os estudantes na jornada.
Criação de grupos de estudo
Os grupos de estudo permitem que os alunos trabalhem em parceria, fazendo leituras e esclarecendo dúvidas uns dos outros. Isso estimula a colaboração e o trabalho em equipe, enquanto aprimora as técnicas de comunicação.
Além disso, isso ajuda na aproximação entre os estudantes e permite que eles troquem experiências sobre as diferentes disciplinas. Eles também podem compartilhar materiais e dicas de estudos.
Uso da aprendizagem baseada em problemas
A aprendizagem ativa também conta com o método Problem-Based Learning (PBL). Na prática, o professor apresenta uma situação-problema que deve ser resolvida pelos alunos, individualmente ou em grupo, exigindo a aplicação dos conhecimentos teóricos.
É possível utilizar questões interdisciplinares, para trazer maior aprofundamento sobre os assuntos. De todos os modos, os estudantes precisarão fazer pesquisas e utilizar a criatividade para conseguir encontrar as soluções para o problema proposto.
Adoção de aulas práticas
Já as aulas práticas consistem na criação de experiências onde o aprendizado ou a fixação do conteúdo acontecem por meio de dinâmicas específicas. Geralmente, isso é feito com suporte dos tradicionais laboratórios, como o de ciências e de informática, ou ferramentas mais modernas, como o Fab Lab.
Dessa forma, os estudantes conseguem entender como os conteúdos aprendidos se aplicam no dia a dia. Isso ajuda na fixação das matérias, ampliando a compreensão sobre os temas estudados.
Aplicação de jogos pedagógicos
Essa prática também é conhecida como gamificação. Ela consiste na utilização de elementos comuns em jogos para ensinar determinada matéria, utilizando sistemas como pontuações e recompensas em dinâmicas variadas.
Aliar a diversão aos estudos é uma ótima forma de aumentar a interação dos alunos e potencializar o interesse na matéria. Como resultado, também há maior estímulo à criatividade e ao espírito de equipe, nos casos em que as dinâmicas contam com a formação de grupos.
Conseguiu entender o conceito de aprendizagem ativa? Contar com uma instituição de ensino alinhada a essa metodologia trará diversos benefícios para os seus filhos. O Colégio Bertoni, por exemplo, é adepto às metodologias ativas e preza pela colocação do aluno no centro do processo de aprendizagem.
Está em busca de um colégio de alta qualidade e que segue as tendências de ensino para aprimorar a experiência dos alunos? Acesse agora mesmo o nosso site e conheça mais sobre a metologia do Colégio Bertoni!