Fundamental Anos Iniciais

23 de fevereiro de 2022 2022-04-25 15:29
Anos iniciais

Ensino Fundamental

Em tudo o que fazemos, buscamos a construção de valores essenciais ao ser humano do século 21. Observamos a agenda 2030 da ONU   como uma proposta de valores e conhecimentos a serem desenvolvidos na escola. Para isso, assumimos uma educação de excelência, com alto nível de exigência, em que se desenvolva o senso de responsabilidade.

Para atingir a excelência, buscamos sempre certificações reconhecidas em âmbito nacional e internacional.

Agenda 2030 da ONU

Observamos a agenda 2030 da ONU como uma proposta de valores e conhecimentos a serem desenvolvidos na escola.

Currículo Internacional

A Unidade Vila Yolanda é uma escola integral multilíngue. Os alunos assistem a aulas em português em 50% do tempo, cumprindo um currículo aderente à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nos outros 50% do tempo, os alunos a assistem aulas em inglês, cumprindo um currículo internacional focado no exame Cambridge Young Learners. O Currículo Internacional inclui aulas de diversas matérias em inglês como, por exemplo, Educação Física, Ciências, Artes e Teatro.

logo-poliedro

No currículo brasileiro, o Bertoni adota o sistema Poliedro por ser totalmente aderente à proposta de excelência, sendo um dos sistemas de maior aprovação em vestibulares no Brasil.

O Pense Matemática é o pareciro do Bertoni para o desenvolvimento do raciocínio matemático. Todos os professores são treinados na plataforma.

O Bertoni é centro acreditado do Instituto Cervantes para aplicação do exame DELE (Diploma de Espa]nol como Lengua Extranjera). Nos últimos anos, a grande maioria dos alunos tem obtido o diploma DELE no Bertoni.

O Bertoni possui professores treinados e certificados pela Lego Education para aplicação de aulas de Robótica e STEAM.

Habilidades Socioemocionais

Desde 2017, o Bertoni possui um programa estruturado de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tendo coordenação pedagógica específica e professores especializados. Dentre as atividades desenvolvidas está a disciplina Inteligência Emocional, que faz parte da grade curricular desde a Pré-escola até o 9o ano.

Objetivos do Programa:

• Desenvolvimento de empatia.
  • Entendimento das emoções.
  • Cooperação e comunicação.
  • Demonstração de autonomia.
  • Forte vínculo do colégio com a família.

Pilares do Programa:

Sala de aula

Aula semanal realizada por uma psicopedagoga utilizando histórias, músicas infantis e promovendo a escuta ativa e a fala.

Toda equipe da escola é treinada no programa de desenvolvimento socioemocional.

Família

A participação da família é fundamental. Ela ocorre a partir dos projetos desenvolvidos na escola, da interação pelo aplicativo Bertoni Socioemocional e de feedbacks individualizados.

Projetos

Projetos específicos que envolvem toda escola no desenvolvimento da empatia, da cooperação e fraternidade.

Refeitório-escola

Os alunos de período integral recebem 5 refeições por dia com orientação dos professores e nutricionista sobre alimentação saudável.
Cada refeição é considerada uma aula, por isso chamamos de Refeitório-escola.
As Cooking Classes ocorrem semanalmente em inglês. Nessas aulas, os alunos estudam cultura, ingredientes e vocabulário das refeições que eles mesmos irão preparar. Tudo isso com orientação da professora nutricionista.

Disciplinas oferecidas

• Maker Moment
  • Acting Classes
  • Arts & Design