Ao pensar na preparação para o ENEM, é importante se organizar para que ela comece ainda no início do ano. Acompanhe este conteúdo e entenda os motivos!

Uma preocupação comum entre os estudantes do Ensino Médio (e também dos pais) é conseguir a vaga na faculdade desejada. Afinal, há uma ampla concorrência para as melhores universidades e cursos. Assim, também é necessário pensar na preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Nesse sentido, um erro comum é acreditar que o foco nos estudos deve acontecer apenas nas datas mais próximas à prova. No entanto, vale a pena se dedicar à preparação desde os primeiros meses do ano — ou, até mesmo, nos anos anteriores. Quer saber o motivo?

Neste conteúdo, explicamos mais sobre o funcionamento do ENEM e por que é tão importante incentivar uma preparação para a prova com antecedência. Vamos lá?

 

Como funciona e qual é a importância do ENEM?

O ENEM é o maior exame referente à educação no Brasil. Ele foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o aprendizado dos alunos no sistema educacional brasileiro e foi ganhando maior relevância ao longo dos anos.

Desde 2009, as notas obtidas no exame podem ser usadas pelos alunos visando o ingresso nas faculdades. Ele também é utilizado em diversos programas do Governo Federal, como: 

  • Programa Universidade para Todos (Prouni), que proporciona bolsas de estudos. Elas podem ser parciais ou integrais; 
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia uma parcela ou integralmente as mensalidades de universidades particulares; 
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que substituiu o vestibular em diversas universidades públicas. 

Para tanto, ele é estruturado com base nas disciplinas estudadas no Ensino Médio, abordadas por meio de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Isso porque o ENEM também tem a finalidade de avaliar o desempenho e aprendizado dos estudantes após a conclusão dos estudos, ajudando a obter dados sobre a educação no Brasil. 

 

Por que começar a preparação para o ENEM no início do ano?

Entendendo o funcionamento e relevância da prova, fica mais fácil imaginar por que a antecipação é tão relevante no momento de estudar para a prova, certo? Porém, para que não restem dúvidas sobre a relevância da prática, listamos os principais motivos para incentivar o foco na preparação para o ENEM desde os primeiros meses do ano.

Confira!

 

A prova cobra uma grande quantidade de conteúdos

O primeiro motivo se refere à extensão dos conteúdos que compõem as questões do ENEM. As matérias são densas e englobam todos os conhecimentos abordados nas disciplinas durante o Ensino Médio. Ou seja, tudo o que foi trabalhado nos três últimos anos da escola pode ser cobrado no exame. 

Porém, é comum que os estudantes tenham dificuldades com determinados conteúdos. Logo, é essencial ter tempo suficiente para se dedicar a essas matérias, visando superar os desafios e absorver as disciplinas para ter mais tranquilidade durante a prova.

Assim, quanto antes a preparação se iniciar, maior será o período dedicado a aprender os conteúdos, esclarecer dúvidas e revisar as matérias cobradas. Isso também ajuda a garantir que todas as matérias sejam realmente compreendidas, e não apenas decoradas — o que pode melhorar o desempenho. 

 

O exame é bastante longo e cansativo

Outro ponto importante que demonstra a necessidade de investir na antecipação da preparação para o ENEM é que a prova é bastante longa e cansativa. Como você viu, são dois dias de prova que englobam 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Funciona assim: em um dia, o candidato terá 5 horas e meia para resolver 90 questões e fazer uma redação. No outro, são 5 horas para 90 questões. 

Na prática, isso significa em média 3 minutos e meio para cada questão, mais meia hora dedicada à redação. Assim, o tempo de preparação pode ser usado não apenas para aprender e revisar o conteúdo, mas também para fazer simulados e treinar a gestão de tempo.

Encontrar as melhores formas para a resolução de questões, se habituar ao processo da prova e ter mais segurança em relação aos conhecimentos adquiridos durante a preparação podem colaborar com o melhor desempenho no dia do exame. 

 

A concorrência para as vagas nas universidades é grande

Também é preciso ter atenção à concorrência nas vagas para a faculdade. Diversas universidades já substituíram os tradicionais vestibulares pela nota do ENEM. Em outros casos, o desempenho na prova pode ser utilizado junto ao desempenho no vestibular para determinar a classificação do aluno.

Assim, universidades públicas e particulares que sejam conhecidas pela excelência no ensino costumam ter uma ampla concorrência para as vagas em seus cursos. Logo, as notas de corte são mais altas e exigem um melhor desempenho do estudante no ENEM para aumentar as chances de conseguir ingressar na faculdade desejada.

Como o maior tempo de dedicação permite estudar e revisar mais conteúdos, começar a se preparar para o ENEM desde os primeiros meses do ano se torna fundamental para aumentar as chances de conquistar a vaga esperada no ensino superior. 

 

Como se preparar corretamente para o ENEM?

Após compreender a relevância da preparação do ENEM com maior antecedência, também é interessante conhecer algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Veja só: 

  • o estudante precisa ter uma rotina definida, incluindo horas de estudo; 
  • para auxiliar, vale a pena montar um cronograma abordando todas as matérias; 
  • organize os horários de estudos, definindo as matérias e as atividades que serão realizadas (como leitura ou resolução de questões); 
  • invista na definição de metas, que ajudam a manter a motivação ao longo da jornada de preparação. 

Aqui, é essencial que todos participem: a escola atua auxiliando o estudante no processo de aprendizagem, mas a família precisa participar estimulando os estudos e se dispondo a auxiliar em dificuldades. Dessa forma, o aluno terá mais facilidade para conquistar os objetivos no exame.

Ao longo deste conteúdo, você entendeu por que é tão importante investir na preparação para o ENEM desde os primeiros meses do ano. Agora, é hora de trabalhar essa questão com os seus filhos para que eles consigam se organizar e estudar para a prova visando o melhor desempenho.

Gostou de conferir essas dicas? Aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais. Assim, mais pessoas terão acesso a essas dicas  sobre o ENEM e o processo de preparação para o exame!