Brincar faz parte da infância e é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças em diversos aspectos. Existem brincadeiras que ajudam os pequenos a socializar, desenvolver habilidades cognitivas e também as brincadeiras para estimular a criatividade. 

Se, ao longo da infância inteira, as brincadeiras são importantes, na primeira infância elas podem ser consideradas fundamentais. Seja para o desenvolvimento da coordenação motora, para expressar sentimentos ou para estimular a criatividade, as atividades e brincadeiras são pontos-chave para a formação da personalidade e da capacidade de se relacionar com as crianças.

Você sabe quais são as brincadeiras para estimular a criatividade dos pequenos? Conhece as melhores atividades para esse propósito? Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura!

Qual a importância das brincadeiras para estimular a criatividade das crianças?

Todo mundo conhece uma brincadeira, seja uma que fez parte da infância, que estimulou a desenvolver alguma habilidade ou que servia para juntar a turma toda. O fato é que essas atividades marcam a vida das pessoas e, por isso, são de extrema importância para as crianças na primeira infância.

O ato de brincar é a ação de produzir uma atividade que induz comportamentos ligados ao tempo necessário para que a atividade seja concluída e para instigar a criatividade na infância. Essas atividades e brincadeiras podem aprimorar habilidades que refletirão em toda a vida da criança.

Não podemos esquecer que as brincadeiras também servem para criar laços, seja entre as crianças envolvidas na atividade, seja entre as crianças e os adultos que estão guiando a atividade. Brincar é socializar.

Há quem pense que a imaginação e a criatividade são características inerentes às crianças, mas esses aspectos são muito mais aflorados quando estimulados. Além disso, os pais, responsáveis e professores auxiliam as crianças a terem um cérebro saudável ao brincar com elas. 

Estudos demonstram que o cuidado afetuoso, estimulante e responsivo é um dos melhores indicadores de que as crianças serão bem-sucedidas na escola e adultos mais felizes e mais saudáveis.

Brincar é um direito das crianças, está firmado na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Crianças. Assim como o direito ao lazer, descanso e acesso à cultura e à arte.

Sendo assim, as brincadeiras para estimular a criatividade estão relacionadas a felicidade da criança e também têm reflexos na fase adulta. 

Mas o que é criatividade?

No dicionário, criatividade é definida como uma característica ou qualidade de quem é criativo. Isso não responde muita coisa. Outras definições são: inventividade; talento para criar; inovar e inventar; o que pode ser tanto no campo das artes, das ciências ou do esporte.

Como podemos perceber, a criatividade é comumente associada a algo que já nasce com a pessoa, um dom. Ainda há quem acredite que a criatividade é uma qualidade ligada apenas àqueles que trabalham com música, teatro, pintura e artes de maneira geral. 

Muitos dizem que não são criativos, mas nem ao menos tentam explorar essa característica ou nunca foram verdadeiramente incentivados. Por isso, as brincadeiras para estimular a criatividade são tão importantes.

Já do ponto de vista científico, estudos demonstraram novas perspectivas acerca do que é criatividade, apontando um novo ponto de vista sobre ela. Assim, é possível saber que a criatividade não é um dom ou talento oferecido apenas aos artistas ou a alguns privilegiados. Essa característica é uma competência possível de ser desenvolvida e estimulada desde a infância e em todas as idades.

Isso auxiliará na formação de adultos com diferentes visões de mundo, com conhecimentos diferenciados e diferentes formas de solucionar os problemas do cotidiano.

Para resumir, podemos dizer que a criatividade é parte de todo ser humano e tem potencial de desenvolvimento em qualquer pessoa, desde que haja os incentivos certos, principalmente na infância. Todos têm potencial criativo, já quanto ao desenvolvimento dessa característica, isso dependerá das oportunidades, experiências, nível de motivação e de estímulos que receberão ao longo da vida.

5 brincadeiras para estimular a criatividade

  • Contar histórias: faça um sorteio de palavras que devem estar na história a ser contada. Comece a história com uma das palavras escolhidas e em certo ponto passe para a criança continuar e inserir a palavra sorteada por ela na história. Faça isso com todas as crianças envolvidas na brincadeira. 

Essas atividades e brincadeiras incentivam a criança a fugir do tradicional, inserir personagens, lugares e características em um conto de fadas comum, por exemplo. Essa brincadeira pode ser realizada com crianças maiores, mas os pequenos podem surpreender. 

  • Massinha de modelar: criar figuras ou tentar reproduzir imagens através da massinha de modelar é uma ótima maneira de criar brincadeiras para estimular a criatividade. Esse material oferece muitas possibilidades de exercer a imaginação, não é preciso que pessoas ou animais tenham as mesmas cores da vida real, nem a mesma forma. O que a criança considera um cachorro, sendo ele azul ou rosa, é um trabalho bem realizado.
  • Customização: transformar um objeto em outro é a melhor forma de despertar interesse e aguçar o pensamento criativo das crianças. Transformar rolos de papel toalha ou papel higiênico em animais, latas e potes em instrumentos musicais, copos de plástico em vasos de planta e caixas de papelão em casas é só o começo. 

Não se esqueça de oferecer tintas, lápis e canetinhas para que os pequenos possam completar o trabalho com cores vivas e simbólicas para eles!

  • Inventar um novo jogo: para facilitar o começo da brincadeira, pegue elementos de jogos e brincadeiras já conhecidos e incentive a criança a mudar, retirar ou acrescentar algo. Papel e caneta já são bons elementos para começar a brincadeira.
  • Teatro: pegar histórias de livros ou filmes infantis e pedir para que as crianças representem os personagens, ou o que entenderam da história, possibilita que os pequenos possam demonstrar seu olhar diante daquela obra. O teatro pode ter as crianças como personagens, mas também pode ser feito com fantoches, bonecos ou até mesmo com sombras. Deixe a imaginação fazer sua parte!

As brincadeiras que estimulam a criatividade são inúmeras, a depender da personalidade e idade das crianças. A única regra é incentivá-los a desenvolver essa habilidade que será tão importante ao longo da vida.
Deixe aqui nos comentários alguma sugestão de atividades e brincadeiras para crianças criativas!